Quero partilhar convosco a minha experiência pessoal, enumerando as vantagens e desvantagens de me dedicar exclusivamente a um trabalho independente.
Vou começar pelas vantagens porque são elas que me fazem olhar para o futuro com um sorriso no rosto.
Aprendi imenso com todos os profissionais (chefes e colegas) que se cruzaram ao longo de todo o meu percurso profissional, mas na minha última atividade numa agência de marketing digital, o peso da hierarquia começou a pesar de forma negativa no meu trabalho. A pouca autonomia começou a ser um problema para mim, a falta de concordância nos processos de acompanhamento com os clientes, as barreiras limitadoras a um trabalho criativo impostas por formalismos e cultura da empresa, respeitar procedimentos por ordens superiores de chefias tóxicas a roçar o desrespeito com os colaboradores e com os clientes, só porque se achavam nesse direito por serem gestores e administradores.
Isso custava-me porque sabia a profissional exemplar que era e não vou estar com falsas modéstias, pois sei bem aquilo que valho. Aliás, muitas vezes, ser competente parecia que se tornava numa desvantagem, porque era vista ora como uma ameaça, a derrubar a hierarquia direta ora como pau para toda a obra, e resolver o que humanamente não era possível nos “timings” pretendidos.
As empresas são feitas por pessoas, para pessoas logo deverão ser uma prioridade na gestão de qualquer negócio! Se ninguém é insubstituível, para quê permitir que um trabalho provoque danos colaterais na nossa vida? Para “morrer” a trabalhar prefiro que seja em meu proveito como patrão de mim mesma e feliz com aquilo que faço!
Quando se trabalha com um sorriso nos lábios, tudo fluí e a acaba por acontecer de forma genuína.
2 LIBERDADE PARA CONTROLAR O MEU TEMPO
Desde que trabalho de forma independente, consigo conciliar a vida profissional e familiar, sem ter que pedir horas ao chefe para resolver problemas ou para tratar de um assunto disponível apenas durante os dias uteis, ou para tirar férias quando quero e não quando decidiam calendarizá-las por mim!
Agora posso fazer serões a trabalhar num projeto, mas garante-vos que sou muito mais feliz do que dar o meu esforço e dedicação a um trabalho que não era meu, que me obrigava a fazer horas extraordinárias não pagas e vistas como normais. Eu acredito que se formos esforçados, dedicados, profissionais, disciplinados, competentes, a liberdade de tempo acaba por ser uma consequência natural. Agora também aprendi a ser mais paciente. Saber esperar pelo “tempo certo”, também é uma virtude.
A flexibilidade está associada ao meu ritmo, às diferentes tarefas que tenho que exercer na atividade da Digital Details. Tudo passa por um plano rigoroso, mas não asfixiante sem permitir a introdução de variáveis prioritárias ou urgentes! Não tenho a pressão de fazer porque preciso de mostrar trabalho
4 ESCOLHER COM QUEM QUERO TRABALHAR
Esta vantagem pode insinuar alguma presunção, mas é importante reconhecer os nossos limites para executar uma tarefa com sucesso! Subir é difícil, mas cair é muito rápido. A melhor publicidade de qualquer negócio, passa pela recomendação desinteressada de alguém que nos conhece e que nos aborda com uma elevada espectativa. Não podemos desfraldá-la. O meu público alvo são pequenas empresas, negócios, hobbies, empreendedores que acham que Marketing Digital é só para grandes empresas ou para quem tem muito dinheiro! Porquê esta minha prioridade? Talvez porque também eu, estou incluída neste nicho de mercado!
Se isto é verdade para os clientes, também é verdade para os parceiros que escolho para trabalharem comigo e colmatarem as lacunas do meu conhecimento ou simplesmente para me ajudarem a ter outro tipo de resposta em conformidade com as necessidades do cliente!
Sei que sozinha vou mais depressa, mas em equipa vou mais longe!
Acredito que com custos fixos e variáveis inferiores aos de uma empresa de maior dimensão, permite-me ser mais competitiva no valor do meu trabalho.
DESVANTAGENS DO TRABALHO INDEPENDENTE
1 NÃO TER UM RENDIMENTO FIXO / INSTABILIDADE
Não existe um ordenado fixo no final do mês. A minha situação financeira é muito mais instável porque não sei com o que contar todos os meses. Tudo depende do desempenho e rendimento do negócio a cada momento. Tem que haver um constante reinventar para chegar a novos clientes e fidelizar os que já me conhecem. Aliás, convém dizer que não trabalho com contratos que para finalizarem obrigam ao cancelamento 60 a 90 dias antes do seu termo! Nem com esses nem com nenhuns. Trabalha comigo quem quer, durante o tempo que quiser, embora os resultados não sejam logo imediatos. Obviamente há sempre um tempo para avaliar o ROI (retorno sobre o investimento). Visto a camisola de quem me contata e trabalhamos lado a lado nas novas estratégias online. Como diz o ditado: em casa de ferreiros, espeto de pau, mas a Digital Details é e será sempre a minha âncora, o meu laboratório!
Há dias que trabalhar sozinha é um desafio, pois passo muito tempo no mesmo sítio sem ninguém.
Não existe horário de trabalho, e muitas vezes trabalho durante a noite, principalmente quando há pedidos em cima da hora ou que requerem maior rapidez na prestação do serviço.
Sem contrato de trabalho nem salário fixo, como trabalhadora independente perco algumas regalias, como as férias pagas ou o subsídio de Natal. Os rendimentos são sempre diretamente proporcionais ao trabalho. Se deixar de produzir, também deixo de receber.
Quando pergunto se serei a equipa perfeita, leva-me a concluir que apesar das desvantagens, estou muito feliz nas minhas várias tarefas. Bem hajam!